terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Obras Espíritas Básicas



A doutrina espírita tem por obras básicas, ou seja, livros que o sr. Kardec elaborou a partir de entrevistas aos espíritos, cinco volumes a saber:

O Livro dos Espíritos - obra doutrinária elaborada através de perguntas aos espíritos sobre variados temas; editado em 18 de abril de 1857, em sua primeira edição com o total de 550 questões e em 1860 em sua segunda edição com o total de 1019 questões.

O Livro dos Médiuns - esta obra abrange os fenômenos mediúnicos tratando a parte experimental desta faculdade, agregada de conhecimentos científicos sobre tal prática. Foi lançado em 15 de janeiro de 1861.

O Evangelho Segundo o Espiritismo - obra de interpretação das parábolas do Sr. Jesus sob a visão espírita com a participação de diversos espíritos e comentários do sr. Kardec. Esta obra sintetiza a parte moral da doutrina espírita; foi lançada em abril de 1864.

A Justiça Divina Segundo o Espiritismo ou O céu e o Inferno - obra que expõe as questões sobre a passagem da vida corporal à vida espiritual e outros assuntos concernetes à justiça divina. Lançado em 1 de agosto de 1865.

A Gênese, Os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo - como o próprio título sugere esta obra abrange conhecimentos sobre a formação do planeta, explicações sobre fenômenos considerados por outros seguimentos religiosos como milagres e predições. Lançado a 6 de janeiro de 1868.

Allan Kardec lançou também uma brochura chamada "O que é o espiritismo" em 1859 e posteriormente "Revista Espírita" lançada em 1 de janeiro de 1858.

Existem alguns outros escritos do sr. Kardec publicados em diversos países, contudo não são considerados obras básicas. Devemos mencionar o livro "Obras Póstumas" lançado pela Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, onde encontramos muitos temas interessantes sobre a vida do codificador Allan Kardec e suas descobertas no estudo e compilação da doutrina espírita, abordagem de fenômenos naturais, abordagem sobre teorias e sistemas de crenças existentes. É uma obra que todo espírita deve estudar não dispensando menos importância que às obras básicas.

Posteriormente lançarei artigo de como foi elaborada a obra espírita, em que circunstâncias se deram as comunicações, quais os médiuns envolvidos, como o sr. Kardec se envolveu a essas pesquisas e abordarei a biografia de sua vida bastante detalhada. Aguardem.

Fernando Costa


Fontes: Obras Póstumas, Paris 1890
Canuto, Abreu. O Livro dos Espíritos e sua tradição histórica e lendária. São Paulo: Lar da Família Universal, 1992.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.